terça-feira, 10 de março de 2015

Pibid: Balanço demonstra resultados positivos do programa


Estudantes de licenciatura do IFTO desenvolvem atividades em escolas parceiras. Além de terem contato com a prática em sala de aula, futuros professores auxiliam no processo de ensino-aprendizagem por meio do Pibid.

Por Thâmara Filgueiras

Com o objetivo de contribuir para a formação inicial dos profissionais do magistério, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) já contabiliza os resultados do terceiro projeto em andamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), selecionado em 2013.

Desde 2009, quando o programa foi iniciado na instituição, o número de profissionais, estudantes e escolas parceiras envolvidas vem aumentando. De acordo com o coordenador institucional do Pibid, Carlos Eduardo Panosso, atualmente, o programa abrange todos oscampi que possuem cursos de licenciatura em funcionamento.

Em relatório apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no início deste ano, a equipe contabilizou mais de 300 estudantes bolsistas envolvidos no programa – maior número de bolsas ofertadas pelo Pibid desde o primeiro projeto institucional. Além do IFTO, as ações do Pibid beneficiam estudantes e professores de 15 escolas parceiras, que estão localizadas nas cidades que possuem unidade do IFTO com oferta de licenciatura.

Também participam do Pibid 20 professores do instituto que coordenam subprojetos noscampi, além de cerca de 40 supervisores que atuam nas escolas parceiras, colaborando com as atividades desenvolvidas e contribuindo com a formação desses futuros professores. Em termos de investimento, cerca de R$2 milhões já foram aplicados no pagamento de bolsas e de custeio no ano passado.

Sobre o crescimento da abrangência do programa, Carlos Eduardo afirma ser um desafio. “Isso porque nós temos projetos de todas as áreas: de humanas, exatas, tecnologia. Mas o que guia todos os subprojetos é a ideia central do projeto, que trabalha a inovação e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem”, explicou o coordenador.

Carlos Eduardo explicou, ainda, que o projeto selecionado em 2013 será realizado até 2017, podendo ser prorrogado por mais quatro anos. Ele afirmou também que há a possibilidade do número de bolsas aumentar, possibilitando a inclusão dos novos cursos de licenciatura abertos na instituição. “A confirmação dessa ampliação do projeto deve acontecer ainda este ano”, concluiu.

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