quinta-feira, 5 de junho de 2014

PIBIT Porto Participa da Olimpíada Brasileira de Informática




O Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFTO, em parceria com o Centro de Ensino Médio Félix Camoa, realizou neste sábado dia 24 de maio das 13 às 17 h no Campus de Porto Nacional a 1ª etapa da XVI Olimpíada de Informática, com a participação de Wallison Pires dos Santos, aluno regularmente matriculado na 2ª série do ensino médio Felix Camoa, sob orientação do PIBIT, Prof. Elias Vidal, a acadêmica de licenciatura em computação Débora Fernandes Pereira e a Supervisora do PIBID Rosilde Aires de França Maya.

O Projeto de Iniciação cientifica - PIBIT

O projeto esta em andamento tem duração de dez meses, no período de Outubro de 2013 a Junho de 2014, mas as experiências que já adquiridas mostram que o método de trabalhar os conceitos de raciocínio lógico e algoritmos em conjuntos com a Linguagem Scratch como forma introdutória a linguagem de programação aos iniciantes em programação no ensino médio é um dos fatores positivos para que possam aprender a superar desafios, reconhecer a sua capacidade de aprender conceitos novos, de despertar sua criatividade de forma intuitiva e motivacional agregando novos conhecimentos aos já adquirido, já informática e interdisciplinar. Assim alguns objetivos a serem alcançados como a participação dos estudantes nas Olimpíadas Brasileira de Informática.

OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE INFORMÁTICA

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2014), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição a organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

A OBI está organizada em três modalidades:

• Modalidade Iniciação:
Nível 1, para alunos até a sexta série do Ensino Fundamental (ou equivalente) e
Nível 2, para alunos até a oitava série do Ensino Fundamental (ou equivalente).

• Modalidade Programação:
Nível Júnior, para alunos do ensino fundamental,
Nível 1, para alunos até o segundo ano do ensino médio e
Nível 2, para alunos até o terceiro ano do ensino médio.

• Modalidade Universitária:
Para alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação.

Postado por Rosilde Aires 
Coordenador do Projeto: Elias Vidal Bezerra Júnior


Sem comentários:

Enviar um comentário