quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Encerramento: Estudantes de Licenciatura em Computação do Campus Porto Nacional do Programa PIBID ministram curso de Linux – Ubuntu para comunidade estudantil do município.

 No dia 10/08/2012 (sexta feira) os alunos do curso de Licenciatura em Computação, bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Iniciação Científica à Docência) Campus Porto Nacional encerrou o curso do software Livre Linux – Sistema Operacional Ubuntu, para os estudantes da escola Florêncio Ayres no município de Porto Nacional.
 Na oportunidade estavam presentes no encerramento do curso os estudantes concluintes do curso, Bolsistas Instrutores, Diretora da Escola Professora Lúzia Maria, Coordenador local do projeto professor Elias Vidal Júnior e o Diretor do Campus Porto Nacional professor Miguel Camargo da Silva e demais servidores da escola. Na oportunidade foi informado por um dos Instrutores bolsistas Josivan Gomes sobre o sistema operacional Ubuntu (Em língua Sul Africana quer dizer “humanidade com os outros”).
 Em seu depoimento informou que houve participação efetiva dos estudantes que concretizaram o curso em um total inicial de 31 participantes ao final formaram-se 22 alunos. Com relação aos procedimentos pedagógicos no decorrer do curso ocorriam reuniões de planejamento na casa dos colegas, oportunidades que discutiam temas a serem trabalhados no curso, quando apareciam dificuldades em alguns assuntos do decorrer das aulas ocorria apoio do Coordenador local do curso, discussão pedagógica entre os bolsistas e pesquisa de aprofundamento do assunto.
 Ao finalizar ele se sentiu mais seguro após a conclusão do curso, pois a sala de aula funcionou como um laboratório de ensino e aprendizagem tanto para o instrutor quanto para os estudantes.
 Na oportunidade a equipe de bolsistas despediu da escola e comunicaram que na próxima terça feira estará chegando os novos estagiários e os veteranos estarão estreando na Escola Félix Camoa, transmitindo o curso em outra unidade escolar. Em síntese a ação demonstra a função social do projeto para a comunidade e o papel do IFTO no desenvolvimento educacional da região e complementação da formação dos futuros docentes.



















Sem comentários:

Enviar um comentário